Considerado um alimento funcional, o óleo de coco extra virgem é um produto 100% natural de origem vegetal da espécie Cocos nucífera L.. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração. Seu índice de acidez é no máximo até 0,5%, o que o caracteriza como um óleo extra virgem.
Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco extra virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável.
Veja quantas vantagens em se consumir óleo de coco em cápsulas:
► Graças à vitamina E possui ação antioxidante ajudando na redução do colesterol ruim LDL e no aumento do colesterol bom HDL.
► Colabora no processo de emagrecimento e, por aumentar o metabolismo com os triglicérides de cadeia média (TCM), sua gordura se transforma dentro da mitocôndria em energia. Por isso a gordura do coco é considerada termogênica pois gera calor e queima calorias.
►Fortalece o sistema imunológico pois apresenta alta concentração de ácido láurico possibilitando o combate a infecções bacterianas, virais e fúngicas.
►Auxilia na regulação da função intestinal tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, ao mesmo tempo que o ácido láurico, através da mono-laurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas, protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.
► Estudos há mais de trinta anos comprovaram que o óleo de coco regulariza o funcionamento da tireoide
POR QUE O ÓLEO DEVE SER VIRGEM?
Óleo de coco refinado: Vários óleos de coco são produzidos a partir da Copra. Copra é basicamente a carne do coco seca. O óleo produzido a partir da Copra é impróprio para o consumo humano e precisa ser refinado, clareado e desodorizado. Elevadas temperaturas e solventes químicos são geralmente empregados no processo. Esse óleo refinado é algumas vezes hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, passando então a conter as perigosas gorduras trans.
Óleo de coco virgem: O óleo de coco virgem só pode ser produzido a partir da carne do coco fresco, que é chamado não-copra. Produtos químicos e elevadas temperaturas não são utilizados no processo, já que o óleo puro e natural é estável, com validade de anos. O óleo virgem possui o aroma e sabor do coco. Estudos recentes verificaram que alguns dos benefícios do óleo virgem não são obtidos com o óleo refinado (de copra).