Cranberry

Tratamento e prevenção infecção urinária

Dados Técnicos

Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário.

As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas também demonstram que o cranberry contém quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Finalidade terapêutica

Prevenção infecções urinárias;

Fonte suplementar de antioxidantes (fenólicos) – estes antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças do coração e em determinados tipos de câncer.

Dosagem

Via oral é utilizado na dose de 300 a 400mg 2x/dia. Infecção do trato urinário e doença periodontal 1 cápsula 2x/dia.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado

“Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista”

Reações adversas

Doses elevadas podem causar diarréia e distúrbios gastrintestinais.

Interações medicamentosas

O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem inibir a acidificação urinária (Bratman et al., 2003).

Contra-indicações

Nefrolitíase (cálculo renal).

Precauções

O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos. Deve-se ter cautela com pacientes que tenham cálculo renal, já que a fruta possui oxalato (um dos componentes dos cálculos) e teoricamente pode aumentar o risco de formação de cálculos.

Referências

– Efficacy of Cranberry Juice on Helicobacter pylori Infection: a Double-Blind, Randomized   Placebo-Controlled Trial. Disponível em: http://www.blackwellsynergy.com

– Kerr KG. Cranberry juice and prevention of recurrent urinary tract infection. Lancet. 1999 Feb 20;353(9153):673.

Leave a Reply