Dor de Cabeça

Você tem dores de cabeça constante?

Diagnóstico Diferencial nas cefaleias:

Temos observado em nossa prática médica diária, um grande número de pacientes com queixa de cefaleia, desde as mais agudas até as de longa evolução, de anos, sem diagnóstico.

Cabe ao médico generalista, que em princípio é o primeiro a atender estes casos, a tentativa de estabelecer um bom diagnóstico diferencial, raciocinando com as várias possibilidades, começando pelas causas não neurológicas, como por exemplo os quadros toxi-infecciosos, passando pelas sinusopatias e algumas patologias oftalmológicas e ortopédicas.

Excluídas estas condições, estaríamos diante de causas neurológicas, como as meningites, cefaleias vasculares, cefaleias tensionais , hipertensão intra-craniana (por tumores ou hematomas ), meningismo, etc.

Observa-se portanto que as dores de cabeça podem ser em muitos casos diagnosticadas e tratadas sem o concurso do Neurologista.

Um bom lembrete final é que o uso indiscriminado de analgésicos pode agravar certas cefaleias, como por exemplo a enxaqueca, que se complica , tornando-se uma “enxaqueca transformada” (cefaleia crônica diária).

Dr. Israel Cirlinas. Neurologista CRM 20.647

Leave a Reply