Chelidonium

Gordura no fígado…já ouviu falar?

CHELIDONIUM

O EFEITO NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DA ESTEATOSE HEPÁTICA

A Esteatose Hepática (EH) é uma alteração morfológica dos hepatócitos, que são as células principais do fígado, esta caracterizada como um acumulo e aumento de triglicerídeos e lipídeos dentro dos hepatócitos, se classifica em três estágios: leve, moderada e severa, esta última podendo evoluir para cirrose hepática, doença considerada irreversível.

Na etiologia ou causa tem essencial importância o alcoolismo, trigliceridemia, aumento da circunferência abdominal assim como o diabetes.

Nos últimos cinco anos teve um aumento na incidência da EH por hábitos alimentares errados, vida sedentária e aumento de peso, obesidade, um fato que chama atenção é o aumento na incidência de EH em jovens e adolescentes.

O Chelidonium é um remédio homeopático, considerado como drenador e equalizador hepático, que ajuda na prevenção e no tratamento da EH leve e moderada, sua eficácia é comprovada por controle de ultrassonografia, após uso de seis meses de tratamento, com redução da esteatose e também pela diminuição dos níveis de: triglicerídeos, transaminases oxal acética e glutâmica pirúvica.

A dose recomendada é: Chelidonium 6 CH seis gotas SL 1 a 2 tomadas antes do café e do almoço.

Estudos recentes demonstraram uma melhor eficácia no tratamento, por um mecanismo sinérgico, na associação com Silimarina , principalmente nos casos de EH moderada a severa.

Recomenda-se a manutenção do Chelidonium por seis meses a um ano, sem evidencia de efeitos colaterais ou reações adversas.

Jamais devemos esquecer a importância de mudar os hábitos alimentares, principalmente evitando a ingestão de carboidratos e gorduras nas refeições noturnas, no jantar.

Saliento sempre a importância da atividade física aeróbica de pelo menos 30 minutos diários.

DR ALAIN SANDOVAL BUSTIOS CRM 99.938, CLINICA MÉDICA, FORMADO PELA UMSA-LA PAZ /BOLIVIA, HOMEOPATA FORMADO PELA ABRAH-HOSP. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

Leave a Reply