Cirurgia Bariátrica X Cáries

“Cirurgia de Redução de Estômago Pode Causar Problemas Odontológicos”

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 40 da população brasileira estão acima do peso, com IMC igual ou superior a 25. A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia de obesidade, ou popularmente como redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ela.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudo da Obesidade do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo detectou alterações na saúde bucal de alguns pacientes obesos mórbidos submetidos a cirurgia de redução de estômago. Eles apresentaram aumento no número de cáries, bruxismo do sono, xerostomia e dentes fraturados.

Entre as hipóteses para o surgimento dos problemas dentários nestes indivíduos está o fato de terem passado pelas cirurgias que comprometiam a absorção de vitaminas pelo organismo, o que pode acarretar o enfraquecimento dentário; o fato do paciente operado ter a necessidade de se alimentar várias vezes ao dia e nem sempre fazer a higiene correta após as pequenas refeições; e observou-se que a operação altera o pH e a acidez da região estomacal, afetando, também, a boca e aumentando a sensação da secura, o que influenciaria a vontade de mastigar gelo e também o aparecimento de cáries.

Apesar das evidências, a Cirurgiã-Dentista Vera Lúcia Kogler, uma das autoras do trabalho, esclarece que por se tratar de uma pesquisa piloto, os motivos pelos quais os pacientes foram cometidos por tais problemas ainda são teorias. “Portanto, no presente momento, não há nenhuma contraindicação à cirurgia bariátrica”.

Leave a Reply