Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela falta total ou parcial da produção da insulina, um hormônio vital, produzido nas células beta do pâncreas e que tem várias finalidades. A principal finalidade é metabolizar a glicose, ou seja, colocar a glicose ingerida na alimentação para dentro das células para que ela nos forneça energia. Sem a ação deste hormônio, isto fica dificultado e aparece o diabetes. Por isso que o principal sintoma é o aumento da glicose (ou açúcar) na corrente sanguínea, já que ele não pôde entrar para dentro das células.

Há basicamente 2 tipos de diabetes. o Tipo 1, caracterizado pela falta total da produção de insulina que ocorre por um “ataque” de anticorpos contra o Pâncreas fazendo-o cessar totalmente a produção da insulina. E o Tipo 2, caracterizado por uma resistência a ação da insulina, ou seja ela é produzida, porém não age bem nos tecidos, e há uma falta relativa do hormônio.

É bom salientar que ambos tipos são ruins e perigosos, não podemos dizer que um é pior ou melhor que o outro. Quando não conseguimos um bom controle do diabetes, consequências muito ruins aparecem. As principais são: Aumento do risco das doenças cardiovasculares (Infarto, Derrame), Cegueira, Amputações, Perda da função dos Rins com consequente necessidade de diálise ou transplantes, e problemas que chamamos de neuropáticos com dores severas principalmente nas pernas. Pelo contrário, se tivermos um bom controle, principalmente desde o início da doença, conseguiremos a PREVENÇÃO das complicações do diabetes. Mas o Diabetes também pode ser prevenido, aí mais o tipo 2 que corresponde a 90% dos casos. Sabemos que há pessoas com maior risco de desenvolver o diabetes, que são: Idade maior que 45 anos, Parentes de pessoas com diabetes (Mãe, Pai, tios, irmãos etc), Obesos, principalmente na cintura, Sedentários, fumantes, hipertensos, mulheres que tiveram diabetes na gravidez ou filhos com mais de 4 kg. Estas pessoas devem fazer o teste para glicemia anualmente e devem ter uma vida mais saudável. Sabemos por estudos científicos que uma alimentação saudável, perda de peso e exercícios fisicos constantes podem prevenir o diabetes em mais de 50% Se associarmos alguns medicamentos esse número é ainda maior. Portanto é preciso enfatizar aqui a importância da boa alimentação, de não engordar ou de emagrecer aqueles que já estão acima do peso, e da prática de atividades físicas em torno de 30 a 50 min 4 vezes por semana.

Atualmente o tratamento do diabetes é baseado em 4 pilares: Dieta alimentar saudável e adequada individualmente, Atividades físicas constantes, medicações que incluem um gama enorme de remédios orais, Insulinas, tiras reagentes para automonitorização, e por fim a EDUCAÇÃO, extremamente importante para que o portador conheça sua doença e possa atingir o melhor controle possível (em geral Hemoglobina Glicada < 7%), e com isso prevenir ou reduzir as complicações crônicas desta doença.

Marcio Krakauer – Medico Endocrinologista Presidente da ADIABC – Associação de Diabetes do ABC

Leave a Reply