DRGE

DOENÇA DO REFLUXO GASTRO ESOFAGICO

A Donate do Refluxo Gastro Esofágico (DRGE) é uma patologia de abrangência mundial, com estimativa de 20 a 30  da população. Pode ocorrer em qualquer idade sendo a principal causa de regurgitação na infância, azia e engasgos noturnos no adolescente e queimação e dor no peito no adulto. O mecanismo da doença cursa basicamente na falha da função da válvula gástrica ( Hérnia de Hiato ) que não consegue impedir que o alimento ou ácido gástrico volte pelo Esôfago causando grande desconforto.

Alguns alimentos como doces, gorduras, Leite e condimentos são importantes estimulantes do refluxo devendo ser evitados sempre que possível.

As consequências desta patologia são variadas, ocorrendo desde a Esofagite, que é a lesão típica, até quadros de Asma, Pigarro, Faringites de Repetição, Otites, Sinusites e até Pneumonias por aspiração. O Câncer de Esôfago é a consequência tardia mais temida do DRGE devido a sua gravidade e baixos índices de cura, e pode ocorrer devido a agressão crônica do Esôfago distal em pacientes que menosprezam e não tratam corretamente esta doença tão importante e comum.

O tratamento deve ser feito com medicação apropriada conforme o grau da doença, e obviamente um certo cuidado na alimentação deve ser seguido assim como perda de peso, principalmente com perda da circunferência abdominal. Elevação da cabeceira da cama e não se deitar após comer são medidas paliativas que costumam ajudar muito, pois dificultam o retorno do conteúdo gástrico devido às Leis da Gravidade (se não embocar o copo cheio, não derruba o conteúdo). Cirurgia para correção deste defeito na válvula  deve ser muito bem avaliada e discutida com os pacientes pois além de não ser curativa, cursa com várias complicações que podem incomodá-lo até mais que o próprio refluxo. Na suspeita desta doença, procure um especialista que será capacitado a avaliar qual melhor conduta em seu caso.

Dr Aderson Cassin

CRM 81754

Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia

Leave a Reply